quarta-feira, 30 de março de 2011

Carro Elétrico: você ainda vai ter um!

Eis um assunto pouco comentado entre as mulheres: carros e novas tecnologias.


Claro que as conversas sobre o tema no universo feminino já evoluíram bastante ao longo dos anos: até meio século atrás era raro ver mulheres ao volante no Brasil!


Bom, mas vamos ao que interessa: já está à venda em solo Tupiniquim o primeiro carro híbrido!
Que nada mais é do que um veículo que possui dois motores: um alimentado por gasolina e outro movido à energia elétrica.


Mas você pode se perguntar: E o que eu tenho a ver com isso??
A resposta é: TUDO!


Sabemos que a maioria das fontes de energia utilizadas em nosso planeta não são renováveis: petróleo, carvão, gás natural... E todas elas são altamente poluidoras do meio ambiente, pois liberam dióxido de carbono na sua utilização, prejudicando o solo e as águas.


E o mais badalado (e assustador) efeito disso tudo é a liberação na atmosfera de grande quantidade de CO2 pelos derivados de petróleo. O que o torna o grande vilão do aquecimento global, pois a enorme maioria dos veículos (carros e motos) utiliza este combustível.


Para diminuir este impacto na natureza e nas futuras gerações, é que foram desenvolvidos os motores elétricos para os veículos. Como o próprio nome já diz, ele funciona à base de eletricidade, o que garante que não há nenhuma emissão de CO2 pelo motor, visto que não há "queima" de combustível.


Na Europa e nos Estados Unidos essa tecnologia já está bastante desenvolvida, inclusive com carros totalmente elétricos, que são literalmente ligados em uma tomada para armazenar energia, como um celular.


Contudo, somente no mês passado é que chegou ao Brasil o primeiro exemplar do gênero "semi-elétrico": o Ford Fusion Hybrid.



Os dois motores (um à gasolina e outro à energia elétrica) podem trabalhar individualmente ou em conjunto.


Contudo, duas características no modelo me chamaram a atenção:
A vantagem do sistema híbrido de operar exclusivamente com motor elétrico até a velocidade de 75 Km/h. Isso quer dizer que, dentro da cidade, praticamente só vai ser usado o motor elétrico, sem nenhuma emissão de poluentes.
- Freios regenerativos: Este sistema aproveita até 94% da energia perdida na frenagem para carregar a bateria de alta voltagem. Energia que é armazenada e reutilizada para mover o carro. Ou seja, o "anda e para" do trânsito vai ter enfim uma contribuição: gerar energia para ajudar a diminuir a poluição em sua cidade.


Quem ficou curioso pode acessar o site do modelo, onde há muitas outras informações (basta clicar no link no nome do carro, postado acima).


Então, fiquem espertos!!


Em um futuro bem próximo, todos nós estaremos dirigindo máquinas que traduzem (finalmente!!!) a preocupação do homem com a qualidade de vida dos nossos filhos, netos, bisnetos, tataranetos..... etc etc etc...


Beijos!!!!

4 comentários:

  1. Que coisa boaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
    Pra mim essa notícia é totalmente nova, nem o João Ricardo que é super antenado sobre carros sabia disso, tu tá que tá hein amiga, rsrsrsrsrs
    Se pudermos ajudar a melhorar o futuro, pq não né??? Adoreiiii...

    Saudadessssssssssss!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom q vc´s gostaram, amiga!!!
    Se todo mundo contribuir para diminuir a poluição, a natureza e as futuras gerações agradecem! ;)
    Beijossss!!!
    Saudadeeeeeeeeee!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tia Girllem, tudo bem?
    Que bom seu comentário... Ficamos felizes que tenha gostado, cunhada! O Rodrigo está melhorando a cada dia, ele treina bastante! Logo logo vai superar o pai coruja! (risos).

    Desejo a vocês tudo de bom, felicidades e muito sucesso! E fiquem com Deus, sempre.

    Do amigo e cunhado Emerson Fialho.

    ResponderExcluir
  4. Cadê???????? Saudade de comentar, rs

    ResponderExcluir